Sunday, January 14, 2007

The Afterlife - Reference Book: VIII - LE LIVRE DES ESPRITS de Alan Kardec


O Livro dos Espíritos (Le Livre des Esprits) é o primeiro livro sobre a doutrina espírita publicado pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, em 18 de Abril de 1857, sob o pseudônimo Allan Kardec. É uma obra básica do espiritismo, e foi lançado por Kardec após seus estudos sobre os fenômenos que, segundo muitos pesquisadores da época, possuíam origem mediúnica, e estavam difundidos por toda a Europa durante o século XIX.

Apresenta-se na forma de perguntas, dirigidas ao que Kardec defendia serem espíritos, e respostas, totalizando 1.019 tópicos. Foi o primeiro de uma série de cinco livros editados pelo pedagogo sobre o mesmo tema.

Confesso que li este livro tres vezes, em tres alturas distintas de minha vida e ao fim desta terceira e última leitura fiquei de tal maneira indignado que joguei o livro no receptador de papel para reciclagem. Facto inédito, pois nunca jogo fora os livros, dou-os a quem possa interessar.
O Livro dos Espíritos algumas vezes funciona como um bálsamo, porém, infelizmente como todas as doutrinas, este não foge à regra nas artes de manipulação dos sentidos.
Além do mais é extremamente datado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home