CELSO JUNIOR: PROJECTO LILITH 1986/7
...continuação do textoA ARTE MALDITA DE CELSO JUNIOR
por J.F. Tavares
Em O MAL/THE EVIL (1988) os modelos representam os signos zodiacais a que pertencem; este quadro é concebido segundo o processo analógico: o que está retratado é o lado mais maldito da alma de cada figura; isto É, o lado mais escuro e inacessível de cada Signo.
A concepção foi demorada e complexa, pois obedeceu a vários rituais, o que nos leva a considerar que este quadro está profundamente ligada a uma insatisfação e ao consequente desejo. Cada modelo é o resultado de uma posse.
O pintor satisfaz-se com os seus modelos; estes, satisfazem-no, mas o pintor satisfá-los incomparavelmente mais, segundo os rituais de iniciação. Domina todo o extenso painel a figura lendária da Lilith, Lua Negra, concebida de acordo com o traço tradicional.
No centro do quadro está o phalus, o objecto simbólico do desejo e da satisfação sexual.
Deste quadro, que, recentemente, o pintor mandou destruir por receio de maldição implícita, esta é uma das poucas partes que restam. Na sua concepção plástica, entraram o sangue e o sémen do pintor. Desejo e dor são pólos essenciais de toda a Arte. Por eles, pode atingir-se a plenitude.
Na sua busca permanente a que aspira a arte maldita de Celso Júnior, tal como, em tempos, o alquimista procurava a verdade da Pedra Filosofal. O alquimista não achou a sua.
É provável, contudo, que a obra deste pintor idealista possa atingir a plenitude desejada.
THE EVIL
150cm x 450cm
Destroyed
<< Home