Suíços dizem "sim"
Suíços dizem "sim" para a união entre pessoas do mesmo sexo
Berna - Os acordos de Schengen e Dublin, alcançados pela Confederação Helvética e a União Européia (UE), foram aprovados neste domingo por 54,6% dos suíços, segundo informações oficiais. Os suíços também se pronunciaram a favor de outorgar um estatuto jurídico às uniões entre homossexuais, uma vez que 58% dos eleitores se mostraram favoráveis à idéia de que essa lei federal entre em vigor. É a primeira vez que um referendo sobre a união gay é realizado na Europa.
O índice de participação nestas votações, sobre as quais pairou a dupla rejeição da França e da Holanda à Constituição da UE, se situou em 56% da população, indicou a rede de televisão TSR. Destaca-se o fato de os cantões francófonos terem dado sua aprovação majoritária aos acordos bilaterais com a UE, enquanto o italianófono do Ticino o rejeitou e só teve a aprovação de uma minoria dos que falam alemão.
Fontes oficiais indicaram que do total de eleitores helvécios, que se situam em torno de cinco milhões, 1,475 milhão aprovaram a aproximação a Bruxelas e aos países europeus, e 1,226 milhão o rejeitaram. Os primeiros resultados oficiais indicam que, no cantão de Genebra, 62,92% dos eleitores aprovaram esses tratados com a UE. No cantão de Zurique, o "sim" obteve 57,92%, assim como em Berna houve 56,84% de votos a favor.
Também deram sua aprovação a esses acordos os cantões de Basel Land, Basel Stadt, Freiburg, Jura, Neuchatel, Solothurn, Vaud, Valais e Zug. No entanto, em outros cantões menores e menos povoados e em sua maioria germanófonos, os helvécios disseram "não" a esses convênios que o governo de Berna assinou com as autoridades de Bruxelas em 2004.
Assim no Ticino, cujos habitantes falam italiano, houve uma rejeição que chegou a 61,92%. Nos de Thurgau (alemão, norte) e Uri (alemão, centro), o "não" ganhou claramente com porcentagens de 55,62 e 61,03%. No mesmo sentido e com porcentagens similares, se pronunciaram os suíços dos cantões de Aargau, Appenzell La, Appenzell I, Glarus, Graubunden, Luzern, Nidwalden, Obwalden, Schaffhausen, Schwyz e St. Gallen.
A participação da Suíça nos convênios europeus de Schengen, referente à colaboração em termos de justiça, polícia e emissão de vistos, e o de Dublin, sobre procedimentos comuns para o asilo, fazem parte do conjunto de acordos bilaterais alcançados entre Berna e Bruxelas em 2004.
<< Home