REFERENCE: THEATRE - CESAR ALMEIDA
Nascido a 13 de abril de 1963. Cursou a faculdade de arquitetura e urbanismo na UEL - Londrina , mas deixou o curso para dedicar-se ao teatro. Mudou-se para Curitiba em 1982, passando a freqüentar o CPT- Curso Permanente de Teatro da F. Teatro Guaíra, formando-se em 1985. Seguiu então para Londres a fim de complementar seus estudos, lá freqüentou vários workshops em templos da modernidade londrina, como ICA e Riverside studios, travando contato com a efervescência londrina da época como o bailarino Michael Clark, o diretor de cinema Derek Jarman entre outros.
Ao retornar ao Brasil em 1987, registra formalmente o GRUPO DE TEATRO E DANÇA DA RAINHA DE DUAS CABEÇAS, o qual dirige desde sua fundação. Misturando tudo o que seja possível dentro de um criterioso processo de estudo e elaboração de uma linguagem cênica completamente distinta de outros grupos, a RAINHA DE DUAS CABEÇAS vem ao longo desses anos pesquisando sempre a contemporaneidade teatral. Esse trabalho todo é voltado para uma linguagem que reflita o estado das coisas, do momento cultural globalizado brasileiro pois o grupo tem a preocupação extrema com o fato de produzir uma obra adequada a seu contexto sócio-político refletindo de alguma maneira os anseios do público.
Durante a década de oitenta Cesar Almeida voltou-se para a pesquisa da dança teatro, mas aos poucos foi se conscientizando da extrema necessidade de uma nova dramaturgia. Durante a década de oitenta realizou espetáculos de dança teatro com excelentes resultados como “AQUELES QUE NÃO AMEI....DESCULPEM-ME”,”O HOMEM QUE AMAVA DEMAIS","À BOA ALMA DO BELO ASSASSINO" e "A BOMBA". Já nos anos noventa sob os auspícios do governo do estado do Paraná, dirige “EDUARDO II” (montagem oficial do TCP - Guaíra) com brilhante resultado de pesquisa dramaturgica. Depois realiza "AMANDO À BEIRA DO ABISMO" e " I LOVE YOU, BABY JANE"(espetáculos patrocinados pelo Minc - Funarte - FNC) um enorme sucesso de publico, tendo ficado 6 meses em temporada ininterrupta na capital.
Mais recentemente, em 1996, recriou a brilhante obra prima de William Shakespeare em “HAMLETRASH” (espetáculo patrocinado pelo Minc-Funarte-FNC) com enorme sucesso, tendo sido motivo de estudiosos em Shakespeare, merecendo um trabalho publicado em cd-rom “OUR SHAKESPEARES” a ser publicado pela univ. de Illinois e o trabalho intitulado “HAMLETRASH; A BRAZILIAN HAMLET MADE OF SCRAPS” publicado pela univ. de Dellaware, e “”HAMLETRASH; DIGERINDO SHAKESPEARE” publicado em anais do xxix senapulli – Atibaia – SP - 1997(pag.130-142), todos de autoria da doutora em letras Anna S. Camatti, membro do Cesh Brasil. Viajou por vários festivais brasileiros arrebatando alguns prêmios e causando muita polêmica.
Cesar Almeida vem através destes vinte anos de diretor e ator criando uma marca altamente estilizada no panorama teatral curitibano, tendo trabalhado entre 1996 e 1997 na DOC - DRY OPERA COMPANY de Gerald Thomas, nos espetáculos: "NOWHERE MAN” e "OS REIS DO IÊ,IÊ,IÊ”(montagens oficiais do FTC), que também vieram a contribuir muito para sua visão de contemporaneidade teatral.
No ano de 1999 Cesar dirige dois sucessos consecutivos: "SAUDADES DO SIÃO" E "QUERELLE” (espetáculos incentivados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura). Sucessos absolutos de público, o que vem comprovar a eficiência de sua linguagem cênica, que encontra resposta imediata de um público tão exigente quanto o curitibano. Ainda em 99 apresenta dois textos inéditos "LENZ, O Nº2" (espetáculo incentivado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura) e “AS RECRIADAS”, releitura pop curitibana para o clássico de Jean Genet com os alunos de direção da FAP.
Em 2000, Cesar apresentou o que considera seu melhor resultado de dramaturgia, "AS LÁGRIMAS RESSUSCITADAS DE DORIAN C", onde dirigiu e atou no espetáculo em 3 versões do mesmo texto, uma verdadeira maratona teatral para o autor-diretor (espetáculo incentivado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura). Em 2000 mais um sucesso de público com DES ESPERANDO GODOT (espetáculo incentivado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura), Almeida fez uma releitura extremamente contemporânea de Samuel Beckett. Ainda em 2000 temos a remontagem de "EMELY NO VENTILADOR" montado em Londrina, um antigo sucesso da companhia.
Em 2001 , agraciado com o projeto Encena Brasil do Minc, onde concorreram setecentos projetos de todo o Brasil, sendo que apenas 58 foram selecionados. monta então "ARDOR" um verdadeiro sucesso de público e crítica local, com casas lotadas durante toda a primeira temporada, o espetáculo cumpriu segunda temporada de sucesso em 2002 e retornou no XI FTC em março de 2002, quando foi considerado por críticos nacionais como a revelação dos últimos anos desse festival .
Em 2002 lança-se em novos campos, produzindo e dirigindo um concerto operístico UMA NOITE NA BROADWAY, com alguns dos nomes mais expressivos do canto lírico nacional, como Paulo Szot, Luciana Bueno, Pepes do Vale e Isabel Batista. Com textos do próprio Cesar Almeida, sobre o novo capitalismo americano. Tendo sido muito bem recebido pela platéia curitibana. Apresentou-se em São Paulo no mesmo ano, com enorme sucesso. O espetáculo teve o incentivo da Lei municipal de incentivo à Cultura.
Em 2002 dirige O ANJO SEM TETO, projeto que foi agraciado pelo projeto Conta Cultura. O espetáculo cumpriu temporada no teatro José Maria Santos e participou do XII Festival de Teatro de Curitiba.
Em 2003 estréia no XII FTC a peça CARTAS DE DESAMOR, tendo sido um dos destaques da Folha de São Paulo durante todo o festival, o espetáculo entrou em temporada em outubro no T. José Maria Santos, merecendo dois troféus Gralha azul, de melhor atriz e melhor sonoplastia . Ganhou ainda o prêmio Poty Lazarotto de Melhor sonoplastia.
Depois foi a vez de AS PANTERAS ao vivo e em cores, foi o maior sucesso de bilheteria desde 1985 no Mini Guaira, tendo sido vista por mais de 4.000 espectadores. A produção foi uma parceria da Serafim Cia teatral com a Rainha de Duas Cabeças. Os dois espetáculos de 2003 não contaram com o incentivo de leis, tendo sido produzidos apenas com pequenos apoios.
Em 2004 lança uma edição comemorativa de 20 anos de existência do grupo Rainha de 2 Cabeças, edição que inclui 13 textos para teatro , manifestos do autor, “Método simples para teatro contemporâneo”,ensaios sobre o autor, críticas sobre o trabalho do diretor, além de retrospectiva fotográfica do grupo.
Para comemorar o lançamento do livro, monta ALMAS CURITIBANAS, sucesso de público no XIII FTC. Espetáculo também não contou com apoio de leis de incentivo.Em 2004 também monta sem apoio de leis de incentivo A AUTORIDADE DO DESEJO, que obteve um tremendo sucesso de público, provando mais uma vez a força de sua dramaturgia, tendo sido eleito pela revista Época como um dos destaques do festival FTC2005.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home