Sunday, August 28, 2005

REFERENCE: NELSON RODRIGUES - O Beijo no Asfalto - 1961

"Nelson Rodrigues conduz a peça uma altura que é quase a transcendência, e deixa entrever nos meandros das atitudes tramadas a delicadeza de um autor tímido e doentiamente desenganado do mundo, e que se vinga retratando o que há de mais flagrantemente vulgar em sua dinâmica para a morte".
Walmir Ayala

O Beijo no Asfalto - 1961

Fernanda Montenegro ainda não era a grande dama do teatro brasileiro quando insistiu para que Nelson Rodrigues escrevesse uma peça para o seu grupo de atores.
Escrita em apenas 21 dias, O Beijo no Asfalto foi inspirada na história de um repórter do jornal O Globo, Pereira Rego, que foi atropelado por um arrasta-sandália, espécie de ônibus antigo. No chão o velho jornalista percebeu que estava perto da morte e pediu um beijo a uma jovem que tentava socorrê-lo.
Nelson Rodrigues transformou história. Na trama do dramaturgo, o atropelado da praça da Bandeira pede um beijo a Arandir, figura jovem e de coração puro e atormentado. Amado Ribeiro, repórter do jornal Última Hora retratado por Nelson no folhetim Asfalto Selvagem, presencia o beijo na boca entre os dois homens e, junto com o delegado corrupto Cunha, transforma a história do último desejo de um agonizante em manchete principal.
O sensacionalismo de Última Hora muda completamente a história, retratando Arandir como um criminoso que empurrou o amante e depois o beijou.
A vida do jovem se transforma num inferno e nem mesmo sua mulher acredita que ele é inocente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home